Um congresso vai homenagear os 35 anos da psicopedagogia no Brasil, de 22 a 24 de outubro, na cidade de São Paulo. O evento terá como eixos temáticos a "Psicopedagogia em diversas linguagens" e a "Formação e pesquisa" na área e vai reunir palestrantes renomados e internacionais. Para falar do assunto, o Cotidiano conversou com a presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia. Luciana Barros de Almeida. Ela explica que a psicopedagogia atua nos processos de aprendizagem, atendendo crianças e adolescentes com dificuldades para aprender.
Luciana Barros de Almeida diz que o evento vem coroar a experiência da associação, conclamando os psicopedagogos, profissionais relacionados à educação e à saúde, para discutirem temas que vão desde o pioneirismo da psicopedagogia no Brasil, incluindo os paradigmas da ciência, assunto atual e de relevância para o processo da aprendizagem.
A psicopedagoga comemora os 35 anos de psicopedagogia no Brasil, e conta um pouco da evolução da área. Ela narra que a psicopedagogia chegou ao país influenciada pela corrente europeia, especialmente da França e da Alemanha, e que depois foi ganhando uma perspectiva brasileira. "Até hoje ainda tem uma influência argentina, mas atualmente vem ganhando um perfil brasileiro", esclarece.
Confira as informações sobre a Psicopedagogia no Brasil nesta entrevista ao Cotidiano, com Luiza Inez Vilela, na Rádio Nacional de Brasília.
Cotidiano debate importância do psicopedagogo
Psicopedagoga avalia moda dos livros de colorir para adultos