Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O que tem a ver obesidade com a saúde ocular?

Oftalmologista diz que colesterol e triglicerídeos altos prejudicam

 A obesidade pode interferir na saúde ocular? Para esclarecer essa dúvida o Cotidiano conversou com o oftalmologista, Ramon Barreto.

 

Ele explica que a obesidade acarreta aumento da pressão arterial, e isso pode afetar o fundo do olho. É comprovado que a glicemina ou glicose no sangue pode aumentar o risco da diabetes, que traz várias alterações nos vasos sanguíneos da retina, causando a cegueira que, se não tratada em tempo pode ser irreversível.

 

Segundo o oftalmologista, quanto à pressão alta, essa também pode causar a perda da visão. Essas alterações, tanto a diabetes quanto a pressão alta são doenças mais comuns em obesos. Ramon Barreto diz que o colesterol e os triglicerídeos altos  prejudicam a circulação sanguínea do fundo do olho e causam problemas de visão: " o corpo todo é afetado com a obesidade, e por isso é importante controlar a glicose, o colesterol, evitar alimentos gordurosos, evitar os fast foods, comer mais frutas e vegetais", aconselha.

 

Pesquisa do Ministério da Saúde indica que metade da população, que são 52,5%, estão acima do peso, sendo que 17,9% desses estão no grau de obesos.

 

Acompanhe esta entrevista sobre a relação da obesidade com a visão ocular, ao programa Cotidiano, com Rejane Limaverde, na Rádio Nacional de Brasília.

 

 



80% dos casos de cegueira podem ser evitados no Brasil

Sobrepeso e obesidade infantil crescem no Brasil

Criado em 16/10/2015 - 19:22 e atualizado em 16/10/2015 - 15:15

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique