Você sabe como usar crase da maneira correta? Muitos ouvintes da nacional têm dúvidas com relação ao uso correto, por isso, a professora de português Dad Squarisi dedicou sua participação no programa Cotidiano desta segunda-feira (5) para sanar as dúvidas.
Ela explica que a crase só ocorre quando se substitui a preposição A por AO, por exemplo "vou à cidade, substituído por vou ao clube. Então, a preposição A seguida de uma palavra feminina exige crase".
A crase é usada quando há o encontro do "a" preposição e do "a" artigo. Por exemplo, se você disser "feito a lápis" não ocorre crase, no entanto, você pode escrever "feito à mão", com o a craseado, só para efeito de clareza, porque os gramáticos aconselham usá-la.
A professora também respondeu a dúvida de outro ouvinte, sobre o uso do hifen. Dad Squarisi diz que a regra é difícil porque tem muitas exceções. Uma das regras mais comuns é que quando aparece H seguido de vogal se usa o hifen: "por exemplo mal-educado ou mal-humorado, tem hifen. Já malcriada é escrito junto, porque não é seguindo de h nem de vogal", esclarece. Ela aconselha consultar o dicionário sempre, porque há muitas regras.
Outras dicas de como escrever e falar algumas palavras podem ser vistas nesta entrevista com a professora Dad Squarisi, ao programa Cotidiano, com Luiza Inez Vilela, na Rádio Nacional de Brasília.
Livro traz português descomplicado
Saiba a diferença entre "perca" e "perda" no Cotidiano