O quadro É assim que se fala do programa Cotidiano desta segunda-feira (26) esclarece questões relacionadas a concordância nominal, e outras palavras e locuções. As dicas de português da professora e escritora, Dad Squarisi esclarecere as dúvidas de Português dos ouvintes da Rádio Nacional de Brasília AM.
Dad Squarisi explica sobre a concordância nominal relacionada ao uso de numerais. Por exemplo, muita gente confunde e não sabe se a forma correta é falar 1,5 milhão ou 1,5 milhões. A professora explica que a concordância se faz com o número que vem antes da vírgula, por exemplo: 1,850 milhão ou até bilhão, a palavra seguinte virá no singular porque vai concordar com o 1, pois ele está antes da vírgula.
Outra dúvida que a professora esclarece é sobre uma locução bastante usada. Afinal, o certo é dizer "em vez de" ou "ao invés de". Ela explica que "em vez de" significa "em lugar de". A escritora citou exemplos: " comeu peixe em lugar de carne; "correu três quilômetros em lugar de dois". Já a expressão "ao invés de" significa "ao contrário de". Por exemplo: "ficou em casa ao invés de sair", "comeu ao invés de jejuar", "dormiu ao invés de ficar acordado".
A professora explica ainda que "ao invés de" pode ser substituído por "em vez de", ou seja, "em vez de" vale para os dois. Então, para acertar sempre use o "em vez de", diz.
Ouça as dicas da professora Dad Squarisi, para acertar sobre como falar e escrever certas palavras ou locuções, nesta entrevista ao Cotidiano, com Luiza Inez Vilela, na Rádio Nacional de Brasília.
É assim que se fala: tire suas dúvidas sobre o uso da crase
Confira dicas para escrever na Internet