Como equilibrar a vontade de comprar do cliente com a de vender do atendente? Para falar sobre esse assunto, o Cotidiano convidou o especialista em vendas, palestrante motivacional e autor dos livros A Divertida Arte de Vender e Motivação Nota 10, Erick Penna.
O especialista em vendas aponta que o tripé básico do atendimento é o olho no olho, dar um sorriso e saudar animadamente o cliente, e para tirar 10, chame o cliente pelo nome.
Para Erick Penna, o melhor vendedor é aquele que atua como um consultor, ou seja, a venda consultiva, aquela que escuta o cliente, entende as necessidades dele e a melhor solução para ele e aí sim propõe as soluções e até ideias ao cliente.
Ele comenta que quando se vai a uma loja e percebe que o atendente só está querendo empurar o produto, você não fica à vontade. O palestrante diz que o vendedor precisa escutar para entender o cliente, dá a solução, e ganhar o mais importante que é o respeito e a confiança do consumidor.
Confira as informações sobre vendas e o cliente nesta entrevista ao Cotidiano, com Luiza Inez Vilela, na Rádio Nacional de Brasília.
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