No próximo domingo (13) é o Dia do Deficiente Visual. Sobre o assunto, o Cotidiano conversou com o oftalmologista Rodrigo Machado. O médico lembra que segundo Censo 2010, cerca de 5% da população brasileira se declaravam deficientes visuais. Esse número representa cerca de seis milhões e meio de pessoas. Desses entre 500 e 600 mil são cego totais. Atualizando os números, o médico acreditam que hoje existam cerca de 10 milhões de deficientes visuais no Brasil, e lembra que todos precisam de acompanhamento.
O oftalmologista Rodrigo Machado explica que a função dos olhos é enxergar, mas os olhos também são órgãos que podem apresentar dor, infecção, alterações na sua superfície que vão gerar desconforto e piorar a qualidade de vida de quem já tem uma deficiência. E para previnir essas patologias é que se faz necessário um acompamento periódico, para evitar olho seco, úlceras de córnea, infecção, conjuntivites e outras dentro do olho que podem vir a comprometer ainda mais a visão.
De acordo com o oftalmologista, boa parte da cegueira no país é devido a causas tratáveis. "Infelizmente muitos poucos ainda têm acesso à saúde pública, e acabam perdendo a visão, quando poderiam tratar e reverter a cegueira", avalia.
Confora as informações sobre a prevenção da cegueira nesta entrevista ao Cotidiano, com Luiza Inez Vilela, na Rádio Nacional de Brasília.
Campanha arrecada recursos para atender pessoas com deficiência visual
Código do Consumidor prevê a inclusão da pessoa com deficiência visual