Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Qual a melhor forma de falar "bom fim de semana" ou "bom final de semana"?

Tire dúvidas da língua portuguesa enviando perguntas para o Cotidiano

No quadro É assim que se fala, do programa Cotidiano desta segunda-feira (14) tirou uma dúvida comum: qual a melhor forma de falar "bom fim de semana" ou "bom final de semana"?

 

A professora, editora e escritora de vários livros, Dad Squarisi, diz que as duas formas de falar estão corretas, porque existem as duas palavras fim e final. No entanto, ela explica que a palavra fim é substantivo e "por isso é legal dizer bom fim de semana, fim do século, fim do ano, mas na língua portuguesa, qualquer palavra aceita ser susbtantivada".

 

Já a palavra final é adjetivo, mas o português possibilita a substantivação do adjetivo. "Da mesma forma, o verbo também pode virar um substantivo, colocando-se o artigo na frente. Mas de qualquer forma a melhor maneira de falar é 'fim de semana', porque  é mais curtinho. Mas pode falar final de semana também, sem medo de errar", explica.

 

Acompanhe a entrevista ao Cotidiano sobre formas de falar e ou escrever, com apresentação de  Luiza Inez Vilela, na Rádio Nacional de Brasília.



Você sabe o que é burundanga? Descubra no É assim que se fala

É assim que se fala: tire suas dúvidas sobre o uso da crase

Criado em 14/12/2015 - 20:59 e atualizado em 14/12/2015 - 18:59