O Cotidiano desta quinta- feira (10) falou sobre o Zika Vírus. Para esclarecer detalhes do vírus, o programa conversou com a infectologista Rosana Richtman. Ela explica que em 1950, o Zika Vírus foi descrito nos macacos, numa floresta em Uganda, onde foi isolado pela primeira vez. A infectologista diz que em 2009 houve um surto numa ilha da Polinésia Francesa, com quase 30 mil casos de Zika.
Rosana Richtman analisa que o Brasil com esse número de casos vai dar visibilidade a doença para o mundo, e que esta é uma oportunidade para saber o que é o Zika Vírus e quais as consequências da doença por ele causada. "Nós estamos de um lado bastante preocupados com um inimigo que a gente não conhece tanto, mas por outro lado estamos responsáveis no sentindo de fazer vários estudos para entender o que está acontecendo com esse vírus", diz.
Em relação a microcefalia, a infectologista diz que até o quarto mês é o período que as grávidas devem ter maior preocupação.
Saiba mais sobre o Zika Vírus, os sintomas, o quadro clínico da doença e o tratamento nesta entrevista ao Cotidiano, com Luiza Inez Vilela, na Rádio Nacional de Brasília.
Entenda a provável relação entre Zika Vírus e Microcefalia
Além do zika vírus, microcefalia está associada a outras doenças na gravidez