O Cardiômetro da Sociedade Brasileira de Cardiologia já registra mais de 10 mil mortes no país por doenças do coração. Os dados são referentes a esses primeiros dias de 2016 e a classe médica aponta falta de conscientização e que são necessários mais cuidados com as doenças cardíacas.Para falar sobre o assunto, o Cotidiano convidou o diretor da Sociedade Brasileira de Cardiologia, José Luiz Aziz.
Ele explica que somente hoje, no Brasil, está ocorrendo em torno de mil mortes por dia: "esse número poderia ser menor, porque nos outros países esse número é bem abaixo disto. Nos países desenvolvidos, a tendência é não ter esse crescimento de mortes que tem no Brasil", comenta.
José Luiz Aziz diz que é necessário conscientizar as pessoas contra os fatores de risco. Ele cita como os principais fatores de risco a pressão alta, colesterol alto, cigarro, estresse, obesidade, diabetes e sedentarismo.
O diretor também faz um alerta quanto às doenças crônicas e assintomáticas.
Ele explica que o Cardiômetro é uma ferramenta adquirida pela Sociedade Brasileira de Cardiologia que computa quantas mortes estão ocorrendo no país inteiro em tempo real.
Clique aqui e saiba mais sobre essa ferramenta.
Saiba mais sobre as doenças cardiovasculares, os riscos, os sintomas e prevenção, nesta entrevista ao Cotidiano, com Luiza Inez Vilela, na Rádio Nacional de Brasília. O Cotidiano vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14h.
Cardiômetro registra mortes por doenças cardiovasculares em tempo real