Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Hanseníase: dermatologista fala sobre o tratamento da doença

O combate à doença de Hansen ou Hanseníase está sendo lembrado por

O combate à doença de Hansen ou Hanseníase está sendo lembrado por causa do Dia Mundial contra a doença, lembrado no final deste mês. Até sexta-feira, (29) uma carreta estacionada na Rodoviária do Plano Piloto, em Brasília, oferece exames rápidos para a população, das 8h às 17h.

 

Em entrevista ao programa Cotidiano, a dermatologista Joana Costa explica que a Hanseníase é uma doença infectocontagiosa que acomete a pele e os nervos do paciente.

 

O Brasil está entre os líderes mundiais com casos da doença. Segundo a dermatologista, o Ministério da Saúde tinha um planejamento de eliminar a Hanseníase até 2016, mas não conseguiu:" porque o diagnóstico é feito tardiamente, uma vez que o paciente quando procura o posto de saúde ou o dermatologista é muito tarde e ele já contaminou outras pessoas", explica.

 

Joana Costa diz que o segundo problema é que o tratamento apesar de ser gratuito é longo, e muitos pacientes não fazem adequadamente.  A dermatologista explica que o paciente de Hanseníase precisa tomar o remédio diariamente, ir ao posto de saúde uma vez por mês. A duração varia entre seis meses e dois anos, dependendo da prescrição médica. 

 

Saiba mais sobre a Hanseníase, como aparece a doença, que tipo de sinais apresenta e como é feito o tratamento, nesta entrevista ao Cotidiano, com Luiza Inez Vilela, na Rádio Nacional de Brasília.



Brasil é o país que concentra maior número de casos de hanseníase

Brasil é primeiro lugar do mundo em incidência da Hanseníase

Criado em 26/01/2016 - 18:38 e atualizado em 26/01/2016 - 16:37