Levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aponta que o brasileiro se dá nota 6 em finanças. Apesar disso, 46% não controla o orçamento e muita gente reclama que fica sem dinheiro no final do mês. Sobre o assunto, a economista-chefe do SP Brasil, Marcela Kawauti conversou com o Cotidiano nesta quinta- feira (4).
Segundo a economista, não é a falta de conhecimento que impede as pessoas de colocarem a vida financeira em ordem, mas sim a falta de prioridade no controle financeiro.
A economista explica que tem gente que acha difícil anotar tudo que gasta, tem gente que acha difícil lembrar tudo que gasta, e por esta disciplina ser deixada de lado que acaba tendo como consequência não conseguir fechar o mês com as contas em dia.
Marcela Kawauti lembra que é necessário ter uma atenção maior com os gastos invisíveis, que são os pequenos, como o pão de queijo, o cafezinho, o estacionamento, que no final do mês fazem uma diferença enorme nas contas da família.
Ela conta que a pesquisa mostra que mais de 90% dos entrevistados anotam as despesas com supermercados, conta de luz, mas as despesas semanais com lazer, salão de beleza, menos de 40% anotam essas despesas.
Acompanhe as dicas da economista para ter consciência do que está gastando o salário e arrumar a vida financeira, nesta entrevista ao Cotidiano, com Luiza Inez Vilela, na Rádio Nacional de Brasília.
Qual a importância de ensinar aos nossos filhos educação financeira?
Endividamento: educação financeira começa dentro de casa