O quadro É Assim Que se Fala trouxe dicas e esclareceu algumas dúvidas de português. Sobre o assunto, o programa conversou com a professora, colunista, escritora e autora de livros, Dad Squarisi.
Essa semana a professora esclareceu a dúvida do ouvinte José Maria, ele queria saber quando deve usar a palavra conosco. Ela explica que no geral se usa a palavra conosco, como por exemplo, os meninos saíram conosco. Agora quando o conosco é reforçado usa-se: "então , por exemplo ele falou com nós mesmos, ele falou com nós todos e ele falou com nós próprios", comenta.
A ouvinte Sueli pediu uma orientação sobre o uso de "mais bem" e "melhor". Ela conta que geralmente se usa o melhor. Dad Squarisi diz que o "mais bem" é usado apenas quando seguido de particípio. "Por exemplo, Maria é mais bem vestida que Paula", diz. A escritora conta que o "mais mal" segue a mesma regra, em todos os outros casos usa-se melhor ou pior.
Com as mudanças do acordo ortográfico de 2009, Cosme ficou na dúvida se escreve paraquedista, para-quedista ou pára-quedista. Dad Squarisi diz que com o acordo, não se usa mais o acento diferencial em para. "Os compostos com para são separados, como para-choque, para-brisa, para-raio, com exceção do paraquedas, paraquedista e paraquedismo, tudo junto", explica. Então, ela esclarece que a grafia correta é paraquedista.
Ouça as dicas da professora Dad Squarisi sobre o uso de em mãos ou em mão e sobre a diferença de corpo docente e discente, nesta entrevista ao Cotidiano, com Luiza Ines Vilela, na Rádio Nacional de Brasília.
É Assim Que se Fala: saiba como utilizar corretamente o pronome mesmo
É assim que se fala: confira as dicas do uso correto das preposições