Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tuberculose: especialista alerta sobre tratamento da doença

A tuberculose tem cura, mas é uma das doenças infecciosas que mais

 A tuberculose tem cura, mas é uma das doenças infecciosas que mais mata no mundo. O Brasil faz parte de um grupo de 22 países que representam 80% dos casos totais de tuberculose no mundo. Quem fala sobre a doença com o Cotidiano, é a pneumologista Tatiana Veloso.

 

De acordo com Tatiana Veloso o tratamento da Tuberculose é gratuito no Brasil, mas leva seis meses. "É um tratamento longo e por isso, muitas vezes o paciente abandona, sem terminar", explica. Ela explica que isso acontece, porque com 15 dias aproximadamente, o paciente não tem mais a presença do bacilo da doença no escarro, mas isso não significa que a pessoa está curada.

 

A pneumologista esclarece que a tuberculose pulmonar é transmitida quando a pessoa tosse e as gotículas do bacilo da doença ficam no ar e outra pessoa vem e respira. "Por isso, que lugar fechado, presídios, asilos, há uma transmissão mais facilitada", diz.

 

Ela explica que quando o acometimento é pulmonar, o sintoma específico é a tosse, e entre os sintomas comuns estão o emagrecimento, perda de apetite, desânimo, cansaço e febre baixa vespertina. 

 

Saiba mais sobre a doença nesta entrevista ao Cotidiano, com apresentação de Luiza Inez Vilela, na Rádio Nacional de Brasília.



DF recebe campanha de combate a tuberculose

Tuberculose: OMS diz que 1/3 da população mundial tem contato com bacilo

Criado em 24/03/2016 - 18:55 e atualizado em 24/03/2016 - 15:51