Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Qual a diferença entre alergia e gripe?

Especialista explica as diferenças, como tratar e como prevenir

Qual a diferença entre alergia e gripe? Em entrevista ao programa Cotidiano, a médica alergista Clarissa de Lima Honório explica que os sintomas são muito parecidos por isso muita gente confunde.

 

Ela lembra ainda que  as alergias respiratórias mais comuns são asma e rinite alérgica. "A rinite, ela começa com espirro, obstrução nasal, corisa e se confunde com a gripe, só que tem algumas diferenças sutis, sendo que a gripe é uma doença infecciosa. A alergia é um pouquinho diferente, porque a maioria das pessoas que têm esses sintomas, principalmente de maneira persistente e crônica, elas têm uma apredisposição genética", explica.

 

A alergista explica ainda as pessoas geneticamente predispostas, ao entrar em contato com as substâncias aeroalérgenos, desenvolvem os sintomas. Essas substâncias são micropartículas do ambiente, como ácaro, poeira, pêlo de gato, de cachorro. "Funciona assim: quem tem a predisposição, desenvolve os sintomas, quem não tem, pode estar no mesmo ambiente e não sentir nada", esclarece. A médica lembra ainda que há épocas do ano que as alergias se manifestam mais.

 

De acordo com a especialista, o que diferencia mesmo a gripe de uma alergia é a febre. Normalmente as alergias respiratórias são quadros recorrentes e normalmente não são associadas à febre.

 

Acompanhe a entrevista ao programa Cotidiano, com apresentação de Luiza Inez Vilela, na Rádio Nacional de Brasília.



O inverno facilita a incidência de doenças respiratórias? Descubra no Cotidiano

Saiba os cuidados para evitar as doenças respiratórias no verão

Criado em 01/03/2016 - 19:04 e atualizado em 01/03/2016 - 16:03