Os adultos também precisam ficar atentos ao calendário de vacinação. Sociedades médicas recomendam aperfeiçoar a cobertura vacinal na idade adulta.
Em entrevista ao programa Cotidiano, o presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, João Bastos Freire Neto, explica que a população já conhece os benefícios das vacinas na infância, e sabe que muitas doenças são evitadas e ajudam muito no crescimento e desenvolvimento da criança. No entanto, quando se entra na fase adulto, se perde a referência da vacina como uma proteção à saúde.
O médico julga necessário chamar atenção e informar a população quem existem vacinas para adultos, em especial para idosos, que se apresentam em situação de maior vulnerabilidade por doenças comuns associadas ao envelhecimento. Ele lembra que as vacinas podem ajudar a evitar uma complicação como uma gripe ou pneomonia, e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Confira as informações nesta entrevista ao Cotidiano, com apresentação de Luiza Inez Vilela, na Rádio Nacional de Brasília.
Filipinas é o primeiro país a vacinar a população contra dengue no mundo
Vacina contra HPV