Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Professora de Português tiras dúvidas sobre como falar algumas frases

Ouça as dicas de Português de Dad Squarisi

Professora de Português tiras dúvidas sobre como falar algumas frases. Por exemplo, como se fala "vacina para a gripe" ou "vacina contra a gripe"? A professora Dad Squarisi diz que a preposição é a que faz a diferença na frase citada. Ela explica que não se deve dizer "vacina para a gripe" porque dá-se a entender que a vacina é para aumentar ou fortificar a gripe. Então, a gente toma vacina para combater a gripe e por isto deve-se falar "vacina contra a gripe", contra a hepatite, contra o sarampo, e assim por diante.

 

Outra dúvida é sobre a frase: "devo não nego, pago quando puder". Esta frase escrita com a vígula apenas depois do verbo "nego" está faltando uma vírgula. A professora Dad Squarisi explica que o "devo" é uma oração coordenada que deve se separar da outra por vírgula. Então a frase ficaria: "Devo, não nego, pago quando puder", mas ficaria melhor assim: Devo, não nego. Pago quando puder.

 

Estas e outras dicas você pode conhecer nesta entrevista ao Cotidiano, com Luiza Inez Vilela, na Rádio Nacional de Brasília.



Criado em 11/04/2016 - 21:27 e atualizado em 11/04/2016 - 18:24