Professora de Português tiras dúvidas sobre como falar algumas frases. Por exemplo, como se fala "vacina para a gripe" ou "vacina contra a gripe"? A professora Dad Squarisi diz que a preposição é a que faz a diferença na frase citada. Ela explica que não se deve dizer "vacina para a gripe" porque dá-se a entender que a vacina é para aumentar ou fortificar a gripe. Então, a gente toma vacina para combater a gripe e por isto deve-se falar "vacina contra a gripe", contra a hepatite, contra o sarampo, e assim por diante.
Outra dúvida é sobre a frase: "devo não nego, pago quando puder". Esta frase escrita com a vígula apenas depois do verbo "nego" está faltando uma vírgula. A professora Dad Squarisi explica que o "devo" é uma oração coordenada que deve se separar da outra por vírgula. Então a frase ficaria: "Devo, não nego, pago quando puder", mas ficaria melhor assim: Devo, não nego. Pago quando puder.
Estas e outras dicas você pode conhecer nesta entrevista ao Cotidiano, com Luiza Inez Vilela, na Rádio Nacional de Brasília.