Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Artrite reumatoide: pesquisa ouve médicos e pacientes sobre o controle da doença

Dados obtidos no cruzamento de duas pesquisas mostram pontos de vista

O Cotidiano convidou o reumatologista, coordenador do Núcleo de Reumatologia do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo e livre-docente pela Universidade de São Paulo, Cristiano Zerbini, para falar sobre os dados obtidos no cruzamento de duas pesquisas realizadas pelo Instituto Nielsen em 15 países. Uma das pesquisas envolveu 1.736 médicos e a outra 3.987 pacientes com artrite reumatoide moderada a grave. Os levantamentos fazem parte de uma iniciativa internacional chamada Narrative, um painel global formado por médicos e associações de pacientes.

 

De acordo com o especialista,  é necessário entender como é que funciona o diálogo entre o médico e o paciente, durante uma consulta em que o paciente tem artrite reumatoide. "Será que as expectativas do paciente em relação ao seu tratamento são as mesmas do seu médico", diz.

 

Para Zerbini, o médico quer que a doença desapareça, já o paciente quer que o médico faça passar a sua dor e o inchaço das juntas: "muitas vezes, nesse diálogo, a explicação entre o médico e o paciente, embora sejam boas, talvez não seja o ideal". Daí a importância deste tipo de pesquisa, diz o médico.

 

Ouça esta entrevista na íntegra, clicando no player acima.

 

 

 



Conheça o trabalho do médico reumatologista

Criado em 26/08/2016 - 17:43 e atualizado em 31/08/2016 - 10:15