Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

9 de setembro é Dia Nacional e Latino-Americano da Epilepsia

Cotidiano combate preconceito contra doença

E para confirmar esta informação, o Cotidiano conversou nesta sexta-feira (09), com o neurocirurgião, especialista em Epilepsia e Tumores Cerebrais e membro do Departamento de Neurocirurgia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Luiz Daniel Cetl, para tentar acabar com o preconceito e o medo de socorrer alguém com crise epiléptica.

 

A epilepsia nada mais é do que descargas elétricas anômalas do cérebro, ou seja, os nossos neurônios se comunicam entre si por meio de descargas elétricas, de forma organizada e candenciada. No entanto, ninguém sabe por que, em algum momento essas células começam a disparar esse sinais elétricos de forma desordenada e isto causa a epilepsia.

 

O médico explica que a crise epiléptica se dá de várias maneiras, como por exemplo aquela em que a pessoa cai e apresenta uma salivação grande e se debate, o que assusta muito as pessoas: "embora esta seja talvez a mais conhecida, essa convulsão não é exclusiva da epilepsia".

 

Ouça esta entrevista na íntegra para saber mais sobre a epilepsia, os sintomas, as causas e o tratamento. Basta clicar no player acima.

 



Criado em 09/09/2016 - 18:50 e atualizado em 19/09/2016 - 12:13