Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

No dia de combate à poliomielite, médico reforça importância da imunização

A doença já está erradicada no Brasil mas ainda é um desafio mundial e

O infectologista Leonardo Weismann,  consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia,  reforçou a importância da vacinação contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. A doença é causada por um vírus, pode ser assintomática, mas também leva à morte nos casos mais graves. Confira acima entrevista sobre o tema no programa Cotiadiano.

 

A vacinação por gotinha começou a ser utilizada no Brasil em 1980, dentro do Programa Nacional de Imunização, em duas etapas anuais, em junho e em agosto, para crianças de até cinco anos. Em 1989, houve o último caso registrado da doença no Brasil. Como já temos a doença erradicada no país, ainda se faz a vacina inativada, intramuscular e as doses reforço, aos 15 meses e aos quatro anos de idade, com as gotinhas.

 

A meta da Organização Mundial da Saúde é parar de utilizar a Sabin, que é a gotinha, em 2020. Acompanhe esta entrevista sobre a importância da vacina, já que a doença ainda é detectada em países como Afeganistão, Nigéria e Paquistão. 

 

 



Criado em 24/10/2016 - 19:50 e atualizado em 25/10/2016 - 11:24