Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Marcelo Café fala, por meio da música, de empoderamento negro

Na Semana da Consciência Negra, o É Tudo Brasil recebe o cantor e compositor brasiliense Marcelo Café, que canta o cotidiano, o amor e também questões sociais e raciais

É Tudo Brasil

No AR em 16/11/2022 - 15:00

Na Semana da Consciência Negra, o É Tudo Brasil recebe o cantor e compositor brasiliense Marcelo Café para uma conversa sobre seu trabalho e sobre como o empoderamento de negras e negros, a estética, a história e a cultura afro-brasileira permeiam sua obra. Marcelo Café nasceu em Niterói, mas mora no Distrito Federal há mais de 30 anos. No começo desta entrevista, ele conta sua trajetória, sobre a virada na carreira para tornar-se um músico autoral, o cenário independente e também de sua participação em festivais de música - entre eles, o da Nacional FM.

Os álbuns A revolução é preta e Depois do samba fazem parte da discografia do cantor, que define sua obra como canções sobre o cotidiano, o amor, e também questões sociais e raciais: "Eu costumo parafrasear as palavras de Steve Biko (ativista sul-africano morto pelo regime do apartheid, que cunhou a expressão consciência negra), e dizer que, consciência negra, para mim, é você ter consciência de quem você é, de onde você veio, quem você representa e o que você representa - principalmente no Brasil, que nega suas raízes negras, que nega a participação dos povos negros na construção no país. Seja na construção política, na cultural, nos tecidos sociais que temos no Brasil", afirma Café, que também é ativista cultural e militante das causas da negritude.

A entrevista completa está disponível no player acima.

 

  

Criado em 16/11/2022 - 15:00

Mais do programa