Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça o rapper indígena Owerá

Aos 23 anos, ele leva sua luta pelo respeito aos povos indígenas para o mundo

É Tudo Brasil

No AR em 03/05/2024 - 15:11

O É Tudo Brasil desta sexta-feira (3) bateu um papo com o rapper indígena Owerá (Werá Jeguaka Mirim). Aos 23 anos, o jovem artista vive na Aldeia Krukutu, localizada às margens da represa Billings (a segunda maior aldeia da Terra Indígena, com cerca de 500 habitantes, e uma das mais antigas da região), no sul da cidade de São Paulo.

Em suas músicas, ele luta pelo respeito aos povos indígenas e pela demarcação de suas terras. E é com a força do movimento RAP Nativo, liderado por ele, OzGuarani e pelos Brô MC’s, que Owerá segue a sua jornada. 

Seu trabalho é conhecido pela faixa “Demarcação Já” exibida na abertura da Copa do Mundo de 2014. Desde então, ele tem ganho repercussão internacional passando a estrelar documentários como "My Blood Is Red"  com Criolo e Sônia Guajajara; lançado um EP em 2017 e os singles "Demarcação Já - Terra Ar Mar" feat Criolo (Matilha Cultural), em 2019, entre outros trabalhos. Neste ano, ao lado de Daniela Mercury, ele representou o Brasil na comemoração dos 50 anos do Dia Internacional dos Direitos Humanos, em evento promovido pela ONU América Latina.

O artista também tem parceria com Alok, na canção "Rap Nativo", que faz parte do disco "O Futuro É Ancestral", lançado dia 19 de abril de 2024. A faixa ficou conhecida antes devido à cerimônia de abertura do festival mundial Global Citizen 2021, direto da Amazônia.

Quer saber mais? Aumenta o som para conferir a entrevista completa no player acima. 

Criado em 03/05/2024 - 17:20

Mais do programa