O clarinetista Cristiano Alves e a Orquestra de Mato Grosso, sob a regência de Leandro Carvalho, lançam novo álbum pelo selo Kuarup. Das rodas de choro as salas de concerto, passando pelos bailes de gafieira e bandas de retreta, o disco "Clarinete Concertante" navega pela rica e versátil tradição do instrumento.
Doutor em música pela Unicamp e mestre pela UFRJ, Cristiano iniciou seus estudos musicais aos sete anos de idade e aos dez teve os primeiros contatos com a clarineta, na Banda de Música do Colégio Salesiano Santa Rosa, sob a orientação do maestro Affonso Reis.
Todas as obras deste disco foram dedicadas ao solista Cristiano Alves, sendo duas delas estreadas por ocasião dos concertos e gravações: “Fantasia Concertante sobre formas de choro para clarinete e orquestra”, de Leonardo Bruno, filho do lendário clarinetista e compositor Abel Ferreira, e "Três Cenas Musicais Brasileiras Para Clarinete e Orquestra", de Paulo Aragão, um dos mais importantes compositores brasileiros de uma geração mais recente.
O É Tudo Brasil bateu um papo com Cristiano Alves sobre a escolha do repertório e a agenda de lançamentos.