Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dez pessoas foram presas nas primeiras horas de votação do segundo turno

Confira os dados parciais de crimes eleitorais cometidos no começo do dia

Eleições 2020

No AR em 29/11/2020 - 07:00

Desde o início da votação do segundo turno das eleições municipais, às 7h deste domingo (29), o Tribunal Superior Eleitoral registrou casos de descumprimentos às regras eleitorais. Por conta disso, dez pessoas, em todo o país, acabaram detidas. Os primeiros números indicam dois casos de boca de urna, um caso de compra de voto, 83 casos de desobediência à legislação eleitoral, um caso de desordem, cinco veículos apreendidos, uma apreensão de dinheiro em espécie e 26 casos de desinformação. O repórter Lucas Pordeus Leon traz, direto da sede do TSE, em Brasília, informações sobre como anda o pleito em todo o país:

Trinta milhões de eleitores estão aptos a votar neste domingo, em 57 cidades onde a legislação eleitoral prevê realização de dois turnos para escolher prefeitos e vice-prefeitos. Em 60% dos municípios com mais de 200 mil habitantes - quantidade mínima de eleitores para que haja segundo turno na cidade -, haverá uma nova rodada de votação. O intervalo entre as duas votações deste ano foi o mais curto da história: foram apenas duas semanas, em virtude da mudança do calendário eleitoral por conta da pandemia do novo coronavírus:

Outra informação trazida pela reportagem da Rádio Nacional é sobre o reforço na segurança do sistema do TSE. No primeiro turno, houve atraso de três horas na divulgação dos resultados por conta de um problema em um supercomputador do tribunal. Ouça o que o TSE fez para evitar o problema neste segundo turno:

Tags:  eleições 2020

Criado em 29/11/2020 - 10:48

Mais do programa