Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Entenda impacto dos pesticidas nas abelhas nativas

Estudo mostra que a contaminação pode interferir no comportamento das polinizadoras e levá-las à morte

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 20/05/2024 - 15:30

O Tarde Nacional – Amazônia desta segunda-feira (20), Dia Mundial das Abelhas, falou sobre os impactos dos agrotóxicos nas abelhas nativas. O entrevistado foi o professor da Universidade Paulista, Campus de Rio Claro (Unesp-SP), Osmar Malaspina, que também é especialista nesses insetos. 

Ele comentou o estudo feito com a abelha Melipona Scutellaris e três pesticidas comumente utilizados na agricultura. Segundo Malaspina, o estudo mostrou que as abelhas podem ser contaminadas tanto pela ingestão quanto pelo contato. Em altas doses, as substâncias causam mortalidade rápida. Em doses menores, ou subletais, os pesticidas vão se acumulando nas abelhas e interferindo em seu comportamento, como na capacidade de voltar para a colmeia, levando-as indiretamente à morte.  

O professor ressaltou a importância do desenvolvimento de tecnologias alternativas aos pesticidas, principalmente se levarmos em conta que 73% das plantas do planeta são polinizadas por abelhas, sendo mais da metade dessas plantas fornecedoras de alimentos.

Quer saber mais? Então clique no player acima para conferir a entrevista.

O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. 

Criado em 20/05/2024 - 17:00

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Mais do programa