Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Entenda a relação entre inflação baixa e juros altos

Conselho Monetário Nacional anuncia na quinta-feira (29) a nova meta central da inflação, que pode virar deflação depois de muito tempo em alta

No AR em 26/06/2017 - 09:24

O Comitê de Política Monetária (Copom) determina a taxa de juros básica (Selic) a cada 45 dias, para que o Banco Central possa controlar a inflação oficial, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Os especialistas financeiros e o Banco Central acreditam que, neste mês de junho, haverá uma deflação (crescimento negativo) do IPCA, o que não ocorria desde 2006, o mesmo com o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), índice usado nos contratos de aluguel.

Para entender como funciona, a entrevista deste Em Conta é com o coordenador de graduação em Economia do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec) em Minas Gerais, Márcio Salvato.

Para ouvir o programa, clique no player acima.

O Em Conta – a economia que você entende - vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 (horário de Brasília) nas Rádio Nacional da Amazônia e Rádio Nacional do Alto Solimões. A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz. Participe através do nosso e-mail: emconta@ebc.com.br .


 

Criado em 26/06/2017 - 09:29 - Episódio Brasil volta a ter deflação