Por conta do Dia Mundial de Luta contra a Corrupção, lembrado todo 9 de dezembro, na ONU, este programa relembra os principais fatos que marcam a situação do Brasil, além das tão conhecidas Lava Jato e Mensalão.
No Supremo Tribunal Federal, que analisa os casos daqueles que possuem foro privilegiado, existem 167 ações penais, 540 inquéritos e 54 sindicâncias em andamento com relação a acusações de corrupção. Já no Superior Tribunal de Justiça (STJ) são 72 ações penais, 101 inquéritos e 54 sindicâncias.
A informação foi dada pela procuradora-geral da República (PGR), Raquel Dodge, na solenidade pelo dia, quando propôs o seguinte:
“Reparação dos danos não é suficiente se o corrupto tiver apenas que devolver o que desviou ou se apropriou. Precisamos também instituir indenização por dano moral equivalente ao dano causado. A indenização por dano moral significa que a sociedade será ressarcida pelo tempo que o dinheiro foi desviado, pelo serviço público que deixou de ser prestado porque faltou recurso público desviado.”
Este Em Conta relembra os momentos principais na luta contra a corrupção no Brasil, que tem provocado um prejuízo de R$ 200 bilhões a cada ano, segundo a ONU.
Ouça o programa na íntegra:
Para ouvir somente o quadro Trocando em Miúdo "A sangria dos números da corrupção pelo país entre os agentes públicos', distribuído pela Radioagência Nacional, clique aqui.
O Em Conta– a economia que você entende - vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 (horário de Brasília) nas Rádio Nacional da Amazônia e Rádio Nacional do Alto Solimões. A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz. Participe através do nosso e-mail: emconta@ebc.com.br