A votação do parecer preliminar da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) foi adiada, mais uma vez, por falta de quórum na Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional. A lei deveria ter sido votada no início do semestre do ano.
Já a Lei Orçamentária Anual (LOA) diz como deve ser feito o orçamento anual e quais são os gastos mais importantes para aquele período. Ela ainda indica, por exemplo, de que quanto será o reajuste do salário mínimo e quanto o governo precisa poupar todo ano para pagar a sua dívida.
A LDO é a única lei que, se o Congresso não aprovar, impede o recesso dos políticos. Logo, se a LDO define a LOA, por que então ela manda na LOA?
Nesta edição do Em Conta você fica sabendo como funciona no Congresso a definição dos gastos e receitas no Orçamento para 2015. Também acompanha o nervosismo do mercado financeiro nos dias seguintes ao resultado das eleições para presidente. Outra coisa importante: Mensalidades escolares terão reajuste bem acima da inflação no ano que vem, o que exige controle do orçamento familiar.
No Trocando em Miúdo, o destaque é o primeiro sinal dado pelo Comitê de Política Monetária (Copom) com relação aos juros básicos, a conhecida taxa Selic, que controla a inflação oficial.
O Em Conta– A Economia que Você Entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40, na Rádio Nacional da Amazônia, e de 09h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões. A apresentação é de Eduardo Mamcasz.
Continue participando: emconta@ebc.com.br