Nesta edição do Em Conta você também fica sabendo que o maior número de endividados entre os idosos se deve, principalmente, a gastos com saúde, familiares e renda sem possibilidade de ser aumentada. Já na faixa de idade entre os 85 e 94 anos, a taxa de inadimplência aumentou 10%, comparando outubro deste ano com o mesmo mês de 2013.
Confira outros destaques da Rádio Nacional da Amazônia
O gerente financeiro do SPC-Brasil, Flávio Borges, diz que a inadimplência maior entre os idosos se deve a uma questão de “cultura” dos tempos da hiperinflação e, também, por causa do acesso recente ao consumo e a conta bancária, aliado ao fato de que eles ainda não aprenderam a usar os instrumentos financeiros e, algumas vezes, serem ludibriados.
No caso dos 55 milhões de brasileiros que estão com o “nome sujo” no SPC, 4% acima do mesmo mês do ano passado, eles são considerados inadimplentes, com dívida atrasada acima de 90 dias, porque não souberam conviver com crescimento baixo da economia, além de inflação e juros altos. Como saída, tem que conter os gastos e planejar o consumo.
No Trocando em Miúdo, o destaque é a lembrança de que nos próximos 40 anos a quantidade de idosos será a metade do total da população brasileira, ou três vezes mais do que hoje.
O Em Conta– A Economia Que Você Entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40, na Rádio Nacional da Amazônia, e de 09h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões. A apresentação é de Eduardo Mamcasz.
Continue participando: emconta@ebc.com.br