Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Em Conta desta sexta-feira homenageia os 90 anos do Primeiro de Maio no Brasil

Criada em 1925, por decreto, a festa do primeiro de maio, no Brasil, é

No Em Conta desta sexta-feira, Dia do Trabalhador (1) você fica sabendo que as principais vitórias que beneficiam até hoje os trabalhadores do Brasil nasceram desde o primeiro governo do presidente Getúlio Vargas, em 1950. É o caso da carteira de trabalho, férias remuneradas, descanso semanal, além da Justiça do Trabalho e da CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas, entre outras.

 

Por isso, vale a pena ouvir a Entrevista de Valor de hoje com o historiador Ricardo Barros Sayeg que faz um apanhado do Dia do Trabalho, primeiro no mundo, desde os anos 1.800, até chegar ao Brasil, em 1925 e, a partir daí, o que tem acontecido com o trabalhador até os dias de hoje. Segundo ele, as conquistas foram asseguradas ao longo do tempo, “apesar da tentativa atual de retirada de alguns desses avanços”-completou.

 

No Trocando em Miúdo,  a prosa também é sobre o Dia do Trabalho, Primeiro de Maio, mas começa nos tempos de Cristo, com os romanos comemorando o começo da colheita. Passa por Chicago, com a primeira greve, pela França, União Soviética, até chegar ao Brasil. Ouça então a voz de Getúlio Vargas no Primeiro de Maio de 1951.

 

A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz. Continue participando: emconta@ebc.com.br

 

O Em Conta– a Economia que você entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 10h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões.



Criado em 30/04/2015 - 20:43 e atualizado em 30/04/2015 - 17:22