Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Em Conta dá dicas para você não ser enganado nesta Páscoa

Enquanto o Inmetro fiscaliza os brinquedos nos ovos da Páscoa, o

As compras de produtos típicos para a festa de Páscoa é o assunto do Em Conta desta quarta-feira (1). O programa fala tanto do chocolate e dos brinquedos colocados dentro dos ovos, quanto o famoso bacalhau, mais caro ainda porque é importado e pago em dólar, que está muito mais valorizado do que o nosso real.

 

A repórter Joana Moscateli conta que o Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – está fiscalizando, em todo o Brasil, os ovos de chocolate que levam, na parte de dentro, brinquedos que precisam ser controlados para não colocar em risco a saúde principalmente das crianças, porque podem provocar acidentes.

 

Na Entrevista de Valor, a coordenadora do ProTeste, Maria Inês Dolci, lembra que não se deve dar chocolate para crianças abaixo dos quatro anos de idade por ser um alimento muito forte. Ela alerta ainda que o consumidor deve ficar de olho no peso e não no tamanho do ovo de chocolate e, principalmente, no preço dos mesmos, mais caros.

 

Outro alerta importante dado pela Maria Inês Dolci é que o ProTeste descobriu casos de gente que está vendendo peixe brasileiro, devidamente salgado, no lugar do bacalhau, que é importado. Por isso, a cartilha do Proteste ensina como diferenciar peixe brasileiro do bacalhau português.

 

Para saber identificar o verdadeiro bacalhau clique aqui

 

E já que hoje é primeiro de abril, dia da mentira, a equipe do Em Conta também lembra que os ovos de Páscoa nunca foram ovos de coelho, como diz a propaganda enganosa em cima das crianças. De quaquer forma, a equipe deseja uma Boa Páscoa a todos os ouvintes:


- Se não tiver dinheiro, não se endivide por causa da Páscoa. Faça um ovo coletivo a ser degustado pela família, em torno de uma mesa. Seja mais criativo.

 

O Em Conta– a Economia que você entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 10h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões.

 

A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz. Continue participando: emconta@ebc.com.br 

 

 



Criado em 01/04/2015 - 11:35 e atualizado em 01/04/2015 - 13:34