No Em Conta desta sexta-feira (12), Dia dos Namorados, o convidado especial da Entrevista de Valor é o economista André Braz, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Ibre), que fez um levantamento da alta preços verificada nos principais presentes dados pelas pessoas enamoradas.
Segundo o economista, nestas datas especiais, as pessoas não podem se esquecer que a nossa economia está negativa, a inflação oficial, na média, está chegando nos 9%, os juros, em caso de compra parcelada, estão quase impossíveis. Por isso, ele recomenda que, neste Dia dos Namorados, as pessoas sejam mais criativas.
Ouça outras edições do Em Conta aqui
A pesquisa de preços em cima dos presentes mais dados pelos namorados se concentrou em sete grandes capitais e apontou que, no caso de shows, os preços subiram, na média, 20%, enquanto um celular teve o preço diminuído em 4,5%.
Outra recomendação do economista, nesta entrevista, é de que se a pessoa estiver muito endividada, comprar um celular de presente, na base dos mil reais, mesmo que o preço tenha baixado, significa mais problemas do que alegria.
Durante a entrevista, você também fica sabendo os números da Confederação Nacional do Comércio que indicam, para este Dia dos Namorados, que neste ano houve uma queda de 0,1% na compra de presentes, a primeira acontecida nos últimos onze anos. Mesmo assim, este Dia dos Namorados vai movimentar R$ 2,4 bilhões na economia.
O Em Conta– A Economia Que Você Entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40, na Rádio Nacional da Amazônia, e de 10h40, na Rádio Nacional do Alto Solimões.
A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.
Continue participando: emconta@ebc.com.br