O Trocando em Miúdo desta quarta-feira (29) coloca os destaques da pesquisa nacional feita pelo Ibope a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em que a maioria absoluta afirma que o excesso de burocracia afeta o crescimento, aumenta os custos para o governo e para as empresas, além de estimular a corrução e a informalidade nos negócios. Na parte das sugestões, a população diz que facilitaria se o governo juntasse num só documento vários outros, como as carteiras de identidade, de motorista, de eleitor, Pis/Pasep e outros.
Você pode escutar agora o Trocando em Miúdo burocrático no player acima ou mesmo acessar o resultado completo da pesquisa no Portal da Indústria.
Ouça também: 77% dos brasileiros consideram país muito burocrático
A Entrevista de Valor de hoje, por sua vez, é sobre os 14 anos de existência do ProTeste – Associação de Consumidores que, neste tempo, segundo a convidada Maria Inês Dolci, coordenadora institucional, fez testes em vários produtos, principalmente carros, conseguindo a mudança de itens que eram perigosos ao consumidor. Ela também fala da diferença entre o ProTeste e os Procons:
“A grande diferença é a de que trabalhamos de forma independente e por isso quando tempos de denunciar alguma coisa que anda mal junto aos órgãos reguladores ou ao governo, nós temos liberdade para colocar nosso ponto de vista.”
O Em Conta– a Economia que você entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 10h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões.
A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz. Continue participando: emconta@ebc.com.br