Em primeiro lugar, as medidas fiscais anunciadas no final desta quarta-feira, com o mercado financeiro fechado, pelos ministros da área econômica do governo, precisam agora virar projeto de lei, com assinatura da presidenta Dilma, e ser enviado ao Congresso Nacional, onde já encontra algumas resistências, por causa da atual situação política.
Ouça outras edições do Em Conta
Em segundo lugar, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, garantiu que a redução da meta fiscal do superávit primário (economia para pagar os juros da dívida) na verdade é apena uma intenção, porque o governo pretende economizar mais e cortar mais despesas. Só para lembrar, esta redução da meta fiscal cai de 1,19 para 0,15% do Produto Interno Bruto (PIB).
Em terceiro lugar, o governo anunciou outras coisas junto com a redução da meta fiscal. Segundo o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, entre as novas medidas pretendidas para aumentar a arrecadação está inclusive a de promover a “repatriação”, como está sendo chamada na imprensa, do dinheiro de brasileiros depositado no exterior.
Já o Trocando em Miúdo se concentra na explicação direta do que é de fato este tal de superávit fiscal primário, que tem a ver com a economia para pagar os juros da dívida pública. Na sequência, o comentarista econômico da EBC, Luís Nassif, detalha as razões e as consequências destas medidas.
E, para terminar o Em Conta de hoje sobre as novas medidas fiscais, tem ainda a reação contrária já manifestada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, que promete uma demora na aprovação ou até mesmo recusa, quando chegarem para exame do Legislativo.
O programa desta sexta-feira, concentrado nas medidas fiscais anunciadas pelo governo, tem as participações das repórteres Priscila Mazenotti, Priscila Rangel e Victor Ribeiro (EBC), mais José Carlos Oliveira (Rádio Câmara), além do comentarista econômico Luís Nassif.
O Em Conta– A Economia Que Você Entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40, na Rádio Nacional da Amazônia, e de 10h40, na Rádio Nacional do Alto Solimões.
A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.
Continue participando: emconta@ebc.com.br