Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conta de luz: "honestos pagam por desonestos", diz presidente da ABCE

Segundo Alexei Vivian, o prejuízo da empresa distribuidora com "gatos"

Para começo de prosa, a pesquisa da Associação Brasileira das Companhias de Energia Elétrica aponta: 1) - os maiores “gatos” ou roubos de energia elétrica acontecem no Rio de Janeiro; 2) - a região Norte é onde acontecem os maiores casos de inadimplência, que é usar luz sem pagar; 3) - por causa da crise econômica, os estados mais ao sul do Brasil agora também entram nas estatísticas dos inadimplentes; 4) - tudo isso acaba na conta de luz, porque a empresa distribuidora não pode ficar no prejuízo, ou seja, “os honestos pagam pelos desonestos”.

 

Continuando a conversa, a Entrevista de Valor do Em Conta desta terça-feira (28) tem como convidado o presidente da Associação Brasileira das Companhias de Energia Elétrica, Alexei Vivian. Ele explica que as empresas de distribuição na verdade compram a energia nos leilões, pagam por ela, inclusive os impostos, e depois a revendem. Por isso, precisam repassar os custos quando existem inadimplência ou mesmo roubo, na forma dos famosos “gatos”.

 

Ouça outras edições do Em Conta

 

No caso de inadimplência, de acordo com a lei, a empresa pode desligar a luz de quem não paga mas tem que avisar com 15 dias de antecedência e depois cobrar multa e juros pelo atraso, além dos serviços de religação. Para os “gatos”, fica mais difícil uma vez que a empresa trabalha por amostragem em áreas mais sensíveis, e onde acontecem as maiores perdas. No Rio de Janeiro, garante Alexei Vivian, “as perdas são absurdas, chegando ao faturamento inteiro de uma empresa, se ela for de pequeno porte.”

 

O Trocando em Miúdo de hoje, por sua vez, repete a pesquisa internacional que aponta os empresários brasileiros como os terceiros mais pessimistas do mundo, logo abaixo da Grécia e da Estônia.

 

O Em Conta– A Economia Que Você Entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40, na Rádio Nacional da Amazônia, e de 10h40, na Rádio Nacional do Alto Solimões.

 

A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.

 

Continue participando: emconta@ebc.com.br



Criado em 28/07/2015 - 12:37 e atualizado em 28/07/2015 - 09:34

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique