Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Entenda o que está acontecendo na Grécia

Em Conta desta sexta-feira (10) trata da drástica situação econômica

O Em Conta desta sexta-feira (10) é um especial que trata da drástica situação da Grécia, que não está conseguindo pagar sua dívida externa de 320 bilhões de euros, mais de um trilhão de reais, o que representa 177% de seu Produto Interno Bruto (PIB), ou seja, a soma de todas as riquezas que produz não paga nem metade do que está devendo. PIB, aliás, que nos últimos quatro anos, caiu 25%.

 

Ouça outras edições do Em Conta

 

Com os bancos fechados há uma semana, metade dos jovens desempregados, taxa que atinge, na  média geral, 26% da população, a Grécia depende agora de uma renegociação do total da dívida em troca de aperto fiscal, já na semana que vem, exigência de seus maiores credores: 60% da União Europeia, 21,3% da Alemanha, 10% do FMI, além de outros bancos privados.

 

O Em Conta analisa, então, as diversas opiniões a respeito do que pode acontecer com a Grécia neste final de semana. Afinal, nesta sexta-feira (10), ela entregou à União Europeia uma nova proposta de esforço – corte de aposentadorias e aumento de impostos, entre outros – em troca da suavização das condições de pagamento de sua bilionária dívida externa. Além disso, também pede mais 50 bilhões de euros para usar nos próximos três anos.

 

Entre os pontos divergentes, o Em Conta destaca o da brasileira Maria Lúcia Fatorelli. Ela é especialista em Dívida Pública e fez parte do grupo internacional que, a convite da Grécia, fez uma Auditoria Cidadã da Dívida, e chegou à seguinte conclusão, diz ela na entrevista à TV Brasil:

 

“A Grécia, de 2010 para cá, ela não recebeu recursos. Ela recebeu papéis de uma empresa privada, localizada em Luxembourg, da qual os países europeus são sócios”.

 

A decisão final sobre a Grécia sai na tarde deste domingo na reunião dos líderes de todos os 28 países que formam a União Europeia, até o que não usam o euro como moeda comum.

 

O Em Conta– A Economia Que Você Entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40, na Rádio Nacional da Amazônia, e de 10h40, na Rádio Nacional do Alto Solimões.

 

Participam deste Em Conta especial sobre a situação da Grécia a correspondente da EBC na Dinamarca, Gisele Garcia, mais Leda Ledra, da Rádio ONU, em Nova Iorque, além de Adriana Moisés e Adriana Brandão, da Rádio França Internacional, mais as informações da Agência Lusa.

 

A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.

 

Continue participando: emconta@ebc.com.br



Criado em 10/07/2015 - 13:30 e atualizado em 10/07/2015 - 10:55