Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mercado imobiliário está 40% menor do que em 2010

Segundo especialista, entre as causas está o aumento de estoque

O convidado na Entrevista de Valor do Em Conta desta terça-feira (11) é Eduardo Luque, sócio da PwC Brasil e líder da Engenharia & Construção. Ele fala justamente sobre a crise que atinge o mercado de construção, venda e compra de apartamentos e casas, em todo o Brasil. Ele explica que o problema principal, no momento, é o estoque muito alto de imóveis já construídos e não comprados. A média normal, segundo ele, é de 8% de estoque, mas, no momento, está em 18%.

 

Para o problema de estoque, o especialista diz que isto está acontecendo principalmente no momento da entrega das chaves, quando o comprador precisa provar financiamento de fato, no banco, o que está ficando muitas vezes praticamente impossível, por causa da crise econômica, que provoca falta de crédito tanto para a produção quanto para o consumo.

 

Ouça também:

 

Aumenta número de desistentes de imóveis comprados na planta

 

Pelo lado que se pode chamar de positivo, Eduardo Luque cita os indicadores sociais mostrando a necessidade atual de pelo menos 8 milhões de novos imóveis e mais o chamado “bônus demográfico”, que são os jovens dos 25 aos 35 anos, que se casam e procuram um novo lugar onde morar.

 

O Em Conta de hoje também informa, através do repórter Vitor Ribeiro, da Agência Brasil, como foi a reunião entre os ministros da Fazenda e do Planejamento com o presidente do Senado, quando disseram que discutiram uma “agenda econômica de longo prazo”.

 

O Em Conta– A Economia Que Você Entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40, na Rádio Nacional da Amazônia, e de 10h40, na Rádio Nacional do Alto Solimões.

 

A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.

 

Continue participando: emconta@ebc.com.br



Criado em 11/08/2015 - 12:04 e atualizado em 12/08/2015 - 07:38