Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

PIB: entenda o que é e como é feito o cálculo

Em princípio, é a soma das riquezas e serviços produzidos dentro do

O Em Conta desta quinta-feira (3) se concentra todo ele em torno do tão falado Produto Interno Bruto (PIB), em cima da medição oficial, feita a cada trimestre, pelo IBGE, uma vez que também existem as pesquisas do Banco Central e da Fundação Getúlio Vargas. Por isso, o convidado especial na Entrevista de Valor é um especialista no assunto, o professor de Finanças no Ibmec-DF, José Kobori.  Antes, a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, faz um resumo dos números, aliás, negativos, por dois trimestres em seguida, do PIB. Daí, o entrevistado responde, entre outras, as seguintes questões levantadas:

 

1 - Afinal, estamos mesmo em recessão?

2 - Como é feito o cálculo deste PIB?

3 - Por que a produção é contada uma vez só, nunca na origem mas só no final?

4 - Por quanto tempo vamos continuar nesta economia em crise? Esta crise na economia, pelos gráficos, ela tem a forma de V ou de U?

5 - Qual a saída para o governo: cortar gastos ou aumentar impostos?

6 - E o principal. Como o cidadão comum deve se comportar enquanto a economia como um todo não sair da crise?

 

Ouça também:

 

Banco Central mantém a taxa de juros da economia em 14,25 % ao ano

 

Em seguida, o repórter Victor Ribeiro mostra os principais trechos da entrevista coletiva dada nesta quarta-feira (2) pela presidenta Dilma, onde ela fala da “transparência” do projeto de Orçamento para 2016, mandado com “deficit” ao Congresso. Ela também diz o Brasil “deve voltar a crescer”, que não gosta da CPMF, mas não “descarta outra fonte de renda”. E, finalmente, rebate os boatos de que o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, esteja enfraquecido, e garante: “Falar que o ministro Levy está isolado, desgastado, ele não está”.

 

O programa especial de hoje já pode ser ouvido por inteiro no player acima.

 

O Em Conta– A Economia Que Você Entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40, na Rádio Nacional da Amazônia, e de 10h40, na Rádio Nacional do Alto Solimões.

 

A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.

 

Continue participando: emconta@ebc.com.br



Criado em 03/09/2015 - 14:08 e atualizado em 03/09/2015 - 11:07