Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Livro ensina educação financeira para crianças de forma lúdica

Autores contam a história de três irmãos no entendimento para

O livro “O dilema da casa da Candoca”, de educação financeira para crianças, de autoria dos professores Cleonilda Damasceno, de Matemática, e Alexandre Damasceno, de Economia, os dois da Universidade Federal do Pará, é a prosa da Entrevista de Valor desta terça-feira (8).

 

Através do professor Alexandre Damasceno, o convidado do nosso Em Conta, procura transmitir, em áudio, o livro de 62 páginas em que os autores contam a história de três irmãos no entendimento para construir a casinha da cachorra Candoca, começando pelo primeiro problema, conta ele:

 

“ Acontece que são três personalidades diferentes, apesar de irmãos e da mesma família. Um gasta muito. O segundo, economiza ao extremo. E o terceiro irmão, é o equilibrado. Daí a gente vai mostrando que o melhor mesmo é a mistura dos três.”

 

A finalidade do livro de educação financeira para crianças, segundo o professor, é mostrar que na verdade a questão é de fácil aprendizagem. Além disso, procura mostrar para a criança que o dinheiro existe não é só para ser acumulado, mas também serve para fazer trocas com ele. E adianta:

 

“Tudo começa através de um planejamento, através de um desejo, de um sonho. Sempre discutindo que para alcançar isso é preciso dinheiro. Daí entra o papel da família, o papel da educação financeira”.

 

Ao final do livro, os autores lembram o seguinte aos três personagens infantis, Mateus, Matilde e Gugu:

 

“Vale lembrar que existem sonhos que não precisam de dinheiro, como por exemplo, um abraço.”

 

Para ouvir a entrevista por completo e inclusive baixar porque nosso Em Conta é de uso público, clique no player acima.

 

O Em Conta mostra ainda a reportagem de Roberta Lopes, da Agência Brasil, sobre a extensão para 250 mil alunos, em todo o Brasil, das aulas de ética e cidadania, com foco no combate à corrupção, com base nos livros da Turma da Mônica, de Maurício de Souza, que lembra:

 

“Corrupção não tem tamanho porque quem faz uma pequena corrução é candidato fatal a uma grande corrupção no futuro”.

 

Na mesma reportagem, o Controlador-Geral da União (CGU), Valdir Simão, também reforça a mesma linha da criança aprender, desde já, o seguinte:

 

“É preciso condenar pequenos desvios de conduta como, por exemplo, colar na escola ou falsificar uma carteirinha, porque isto ajuda na construção de um cidadão mais ético.”

 

Já o Trocando em Miúdo de hoje (8), que faz parte do nosso Em Conta, explica direito esta história da meta fiscal do governo. Ouça clicando aqui.

 

O Em Conta– a Economia que você entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 10h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões.

 

A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.

 

Continue participando: emconta@ebc.com.br



Qual a importância da educação financeira para crianças?

Criado em 08/12/2015 - 12:19 e atualizado em 09/12/2015 - 07:30