O Conselho Federal de Contabilidade, dentro do Programa de Voluntariado da Classe Contábil, deu mais de 570 horas de palestras de Educação Financeira, durante o ano passado, e neste ano também está relançando a cartilha “Orçamento familiar e o Controle Social – Instrumentos de Organização da Sociedade”, que pode ser acessado aqui para consulta.
Na Entrevista de Valor do Em Conta de hoje (18), a convidada é a conselheira Sandra Batista, do Conselho Federal de Contabilidade. Na conversa, a gente adianta alguns pontos considerados importantes nesta campanha de Educação Financeira da população de um modo em geral
Por exemplo:
1 - É preciso cautela antes de aceitar o desconto e pagar à vista muitos impostos que os governos, para fazer caixa, estão oferecendo neste começo de ano. É preciso colocar na ponta do lápis para usar o desconto, se valer a pena e tiver o dinheiro, lógico, ou então para se livrar logo de prestações futuras que podem comprometer o orçamento familiar.
2 - Na compra do material escolar, neste começo de ano, o conselho é conferir a lista fornecida pela escola, conseguir descontos, não comprar tudo de uma vez porque o material não vai ser usado todo ele logo no primeiro mês e, principalmente, participar ativamente das reuniões de pais e mestres.
3 – A conselheira Sandra Batista também fala da situação dos que se encontram “com a corda no pescoço”. Primeiro lugar, diz ela, nunca se deve fugir da dúvida e sim procurar o banco e renegociar para uma parcela que fique dentro do orçamento familiar.
Já o Trocando em Miúdo de hoje (18), que faz parte original do nosso Em Conta, a prosa está dentro do conjunto. Fala da pesquisa divulgada pela SPC Brasil. E justamente da porcentagem das mulheres, maior do que as dos homens, na hora de fazer compras. A pesquisa é dividida por motivos que levam as mulheres a gastar mais em compras. Para saber mais detalhes, clique aqui.
Este Em Conta– a Economia que você entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 10h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões.
A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.
Continue participando: emconta@ebc.com.br
Pesquisa do SPC e CNDL diz que 28% admitem usar o cartão de crédito como renda
Cerca de 40% dos CPFs possuem restrições em função de dívidas