Na Entrevista de Valor, a coordenadora institucional do Proteste – Associação de Consumidores, Maria Inês Dolci, explica a importância dos carros brasileiros passarem a ter, a exemplo do que acontece em outros países, o uso obrigatório, saindo das fábricas, do controle eletrônico de estabilidade.
A principal função do controle é corrigir a trajetória do carro em situações de derrapagens, principalmente em curvas, ou outros desvios de emergência. Nestes momentos, quando o carro tem o equipamento, ele recoloca o carro na original, evitando acidentes que, muitas vezes, podem ser fatais.
Acontece que a Proteste está numa campanha para que os carros brasileiros saiam das fábricas com este equipamento de segurança a partir de 2017. O Conselho Nacional de Trânsito, por sua vez, aceitou o pedido das montadoras e deu sete anos para que o equipamento seja instalado nos carros novos, ou seja, a partir de 2022.
“Esse prazo é um absurdo – diz Maria Inês Dolci – sabendo que os carros que hoje o Brasil produz para outros mercados, de exportação, já dispõem há bastante tempo dessa tecnologia”.
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Já o Trocando em Miúdo fala de apenas um ano de criação do salário mínimo na Alemanha e o que isto significou para a economia daquele país. Ouça aqui.
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Controle eletrônico de estabilidade nos carros só será exigido em 2022 no Brasil