Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisa aponta aumento de inadimplência nas contas de água e luz

Segundo o SPC Brasil, a maior alta acontece nas regiões Sul e Centro

O aumento da inadimplência no setor de serviços (água, luz, telefone, internet e TV a cabo, entre outras) é o destaque negativo na última pesquisa divulgada pelo SPC Brasil – Serviço de Proteção do Crédito, feita junto com a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas.

 

Por isso, o Em Conta de hoje (17) acompanha o assunto de perto, começando pela lembrança da coordenadora do Proteste – Associação de Consumidores, Maria Inês Dolci, de que no ano passado o reajuste na conta de luz, em especial, passou dos 50% e isto influencia a inadimplência.

 

Ouça também:

 

Conta de luz abusiva não condiz com a qualidade, garante Proteste

 

Conta de luz: "honestos pagam por desonestos", diz presidente da ABCE

 

Ao mesmo tempo, pesquisa do Dieese, relatada pela repórter da EBC em São Paulo, Marli Moreira, aponta que houve aumento da cesta básica em todas as capitais. O maior aumento foi em Goiás, mas o preço mais alto continua sendo o de São Paulo.

 

Então, para a gente entender porque aumentou a inadimplência, ou seja, a falta de pagamento das contas no setor de serviços, em especial na luz, a gente conversa, na Entrevista de Valor, com a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, que diz o seguinte:

 

“Quem está devendo também se depara com a alta da taxa de juros, porque as empresas que dão crédito têm um risco de inadimplência maior. Juntando tudo isto, está cada vez mais difícil o consumidor pagar as dívidas. Por isso, a inadimplência continua alta, porque não é só a que vem do crédito dos bancos. Tem também a inadimplência com serviços. É o que aparece com destaque nos indicadores da última pesquisa”.

 

Para ouvir o programa inteiro, clique no player acima, inclusive, para saber detalhes da pesquisa. Entre outros, os seguintes: os maiores aumentos de inadimplentes na conta de luz estão nas regiões Sul e Centro-Oeste. Já o Nordeste entra com as contas não pagas em telefone e internet. E 80,4% dos ouvidos afirmam sentir no bolso principalmente o aumento nas contas de luz.

 

Este Em Conta – A Economia Que Você Entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40, na Rádio Nacional da Amazônia, e de 10h40, na Rádio Nacional do Alto Solimões.

 

A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.

 

Continue participando: emconta@ebc.com.br



Criado em 17/02/2016 - 12:36 e atualizado em 17/02/2016 - 11:16