Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Eleições 2016: candidato tem 72 horas para informar doação

Joaquim Bezerra, do Conselho Federal de Contabilidade, garante que

O Em Conta desta terça-feira (21) entra no clima da campanha municipal deste ano principalmente por causa das novas regras da Justiça Eleitoral que definem novos tetos de doação por parte da pessoa física, uma vez que a partir de agora estão proibidas as doações eleitorais feitas por parte das empresas. Por isso, o convidado da Entrevista de Valor é o vice-presidente de Política Institucional do Conselho Federal de Contabilidade, Joaquim de Alencar Bezerra Filho. Ele coordena o trabalho de capacitação de 30 mil profissionais de contabilidade, em todo o país, com relação à responsabilidade na parte da prestação de contas durante a campanha eleitoral.

 

O destaque dado pelo entrevistado é no sentido da nova regra, que está valendo a partir destas eleições municipais. Agora, todo candidato é obrigado, em 72 horas, a declarar qualquer doação feita para ele por pessoa física, uma vez que está proibida doação por pessoa jurídica. Ele lembra que toda doação deve ser feita a partir de uma conta bancária, com o CPF do doador, que não pode destinar mais do que 10% do rendimento bruto no ano anterior. Além disso, diz ele, agora existe uma malha fina envolvendo, ao mesmo tempo, no recebimento das informações, Justiça Eleitoral, Banco Central, Receita Federal, Ministério Público e Polícia Federal, entre outros.

 

Na parte do profissional de contabilidade encarregado da prestação de contas do candidato, o diretor da CFC diz que ele é obrigado a participar desde o início da campanha.

 

Na entrevista, o convidado fala ainda dos novos limites de gastos definidos por candidatos, independente que ele seja rico ou pobre. Para ele, apesar das novas regras, “a sociedade tem que ficar de olhos abertos no processo democrático das eleições.” Ele lembra, enfim, que “está muito mais fácil do cidadão se envolver, acompanhar de perto e até questionar os gastos de seu candidato durante a campanha, antes do voto.”

 

O Em Conta– a economia que você entende- vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 10h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões.  A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.

 

Continue participando pelo nosso e-mail: emconta@ebc.com.br
Obrigado pela boa companhia.



Criado em 21/06/2016 - 12:30 e atualizado em 21/06/2016 - 09:30