Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

ONU lança campanha contra uso indiscriminado de antibiótico na pecuária

A campanha começa na quarta-feira(21), na sede da ONU, em Nova Iorque,

O uso excessivo de antibióticos na pecuária, atualmente nas 60 mil toneladas por ano, no mundo todo, deve aumentar para 105 mil toneladas, adverte a Agência da ONU para Agricultura e Alimentação (FAO), que está liderando a campanha que será lançada na Assembléia Geral da ONU, em Nova Iorque.

 

Para explicar melhor a preocupação, o Em Conta entrevista a coordenadora da Proteste – Associação de Consumidores, Maria Inês Dolci. A entidade participa da campanha, em âmbito mundial, a partir daqui do Brasil. Ela explica que “carnes de animais tratados rotineiramente com antibióticos levam ao desenvolvimento de bactérias resistentes e podem gerar crise global de saúde pública.” Saiba mais aqui.

 

Além da entrevista, tem ainda a repórter Leda Letra, da Rádio ONU, com detalhes dessa campanha e o que se pretende fazer para regulamentar o uso de antibióticos humanos nos animais, em princípio, para evitar doenças mas que, com o uso excessivo, acaba provocando doença no consumidor final.

 

A repórter Priscila Rangel, da EBC, detalha o recente acordo assinado pelos governos do Brasil e dos Estados Unidos permitindo a exportação de carne bovina “in natura”, sem ser industrializada, o que representa uma receita de U$900 milhões.

 

Por outro lado, a repórter Ariane Povoa, da EBC, informa os motivos da queda de quase 3% na produção do agronegócio brasileiro, comparando os meses de abril, maio e junho deste ano com os mesmos meses de 2015.

 

Finalmente, a repórter Daniele Soares, da EBC, detalha o programa Agro Mais, lançado pelo governo com 69 medidas para destravar algumas burocracias existentes no agronegócio, inclusive na parte sanitária.

 

Este Em Conta– a Economia que você entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 10h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões.

 

A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.

Continue participando: emconta@ebc.com.br 

Obrigado pela sua boa companhia.



Criado em 16/09/2016 - 13:18 e atualizado em 16/09/2016 - 10:18