Apesar das dificuldades ainda existentes na economia do país, brasileiro está mais confiante na melhoria da situação, começando pela vontade de consumo, mesmo que controlado. Esta é a conclusão da pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste). Por isso, o Em Conta desta quinta-feira (29) entrevista a coordenadora institucional do Proteste, Maria Inês Dolci, para comentar alguns detalhes do que está acontecendo.
A entrevistada comenta, por exemplo, que o mais importante na pesquisa, não é só a volta da confiança do consumidor mas, principalmente, que o desejo de compras novas se mostra dentro da “realidade do gasto controlado”. Ela destaca ainda que o brasileiro, na parte da família, “ainda não se sente confortável, na parte financeira” e que espera ver a situação melhorada só no final de 2017.
Na sequência, tem ainda o comentário feito pela diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, de que o Brasil está “mostrando alguns sinais de melhoria após um período de severa contração”, conforme relata o repórter da Agência Brasil em Washington, José Romildo.
Saiba mais clicando no player acima.
O Em Conta– a economia que você entende- vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 10h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões. A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.
Continue participando pelo nosso e-mail: emconta@ebc.com.br