Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Em Conta: saiba como a Economia trocou o Império pela República

O aumento da dívida externa brasileira com a Inglaterra por causa da

Este Em Conta especial é dedicado ao fim do Império e começo da República. Em 15 de novembro de 1889, também chamada de Primeira República ou República Velha, depois deu lugar aos “barões do café”, com predominância política do chamado “café com leite”, ou seja, com o poder nas mãos de Minas e São Paulo, e afastamento do Rio.

 

Na parte do Trocando em Miúdo, saiba como a reforma bancária, levada a efeito pelo Império, em 1888, na verdade continuou sendo adotada pelo primeiro ministro das Fazenda da República, o conhecido Rui Barbosa. Antes, os bancos recebiam dinheiro do Tesouro Nacional, sem pagar juros. Na República, receberam licença de imprimir dinheiro.

 

Ouça também mais detalhes neste Em Conta especial no Dia na História, programa preparado por Cátia Rodrigues, do Radiojornalismo da EBC, e também o relatado por Airton Medeiros no começo do novo programa na Rádio Nacional, Na Trilha da História, produzido por Isabela Azevedo. Usamos trechos, neste Em Conta, relativos à Guerra do Paraguai, Militares e o triste tratamento dado a Dom Pedro II expulso do Brasil.

 

Para ouvir este Em Conta especial pelo Dia da República do Brasil clique no player acima.

 

O Em Conta– a economia que você entende- vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 10h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões.  A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.

 

Continue participando pelo nosso e-mail: emconta@ebc.com.br

Obrigado pela boa companhia.



Criado em 15/11/2016 - 12:14 e atualizado em 15/11/2016 - 11:34