Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Em Conta explica os efeitos das quedas da taxa Selic e do IPCA

Segundo os especialistas, para que a economia volte a funcionar, ainda

O Banco Central acelerou o corte nos juros básicos da economia. O Comitê de Política Monetária (Copom) anunciou na quarta-feira (11) a reduçaõ da taxa Selic em 0,75 ponto percentual, para 13% ao ano. A decisão surpreendeu os analistas financeiros, que previam o corte de 0,5 ponto percentual.

 

Já o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que a inflação oficial do país, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), fechou 2016 com variação acumulada de 6,29%, abaixo do teto da meta fixada pelo Banco Central – que variava entre 4,5% e 6,5%.

 

Para entender como a queda da taxa Selic e da inflação impactam o bolso do consumidor, o programa Em Conta conversou com a professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Virene Matesc. "Para o consumidor, esse impacto é mutio insignificante, às vezes nem ocorre, porque quando o Banco Central sobe a taxa Selic, imediatamente os juros de mercado aumentam no mesmo dia. Mas quando cai, é muito mais lenta a queda do que a subida. Mas para aqueles que têm aplicações em bancos, os juros das alicações caem também", diz.

 

Para mais informações sobre esse assunto, clique no player acima. 

 

 O Em Conta– a economia que você entende - vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 09h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões.  A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.

 



Criado em 12/01/2017 - 12:27 e atualizado em 12/01/2017 - 18:14