Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Centro de Tradições Populares de Sobradinho oferece oficina gratuita de Tambor de Crioula

Oficina ocorre nos dias 19 e 20 de outubro e 9 de novembro no Centro de Tradições Populares, na quadra 15, Área Especial 2, em Sobradinho.

Espaço Arte

No AR em 17/10/2019 - 19:04

Não é só no Norte e no Nordeste que têm Bumba Meu Boi. Essa tradição do folclore popular chegou aqui no Distrito Federal em 1963, com o mestre e pioneiro Teodoro Freire, o eterno "Seu Teodoro", em Sobradinho. Teodoro era um maranhense apaixonado por essa tradição. Nascido em 9 de novembro de 1920, estaria completando, em 2019, 99 anos de idade. A história dele se confunde com a história do grupo “Bumba Meu Boi de Seu Teodoro”. Ao longo desses anos, o grupo vêm realizando diversas atividades de valorização da cultura popular no Centro de Tradições Populares, um dos territórios culturais mais importantes do DF.

Nos dias 19 e 20 de outubro e em 9 de novembro, o Centro de Tradições Populares vai oferecer uma oficina gratuita de tambor de crioula. A oficina faz parte das atividades oferecidas pelo circuito de culturas populares e afro-brasileiras, projeto idealizado pelo Instituto Candango de Culturas Populares, fomentado pela Fundação Palmares e produzido pela Rosa dos Ventos Produções. A apresentadora Isabela Azevedo conversou sobre essa oficina e sobre a atuação do grupo com Guarapiranga Freire, também conhecido como Guará, filho de Teodoro e atualmente responsável pelo grupo, e com Fernando Alexandre, um dos integrantes. O Centro de Tradições Populares fica na quadra 15, Área Especial 2, em Sobradinho.

Criado em 17/10/2019 - 19:10

Mais do programa