Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Neto de Tom Jobim fala sobre a importância do avô para a música brasileira

Daniel Jobim é filho do violonista Paulo Jobim e se dedica à música desde os 15 anos de idade, e teve grande estímulo do avô para seguir a trajetória musical

Espaço Arte

No AR em 25/01/2022 - 16:48

25 de janeiro a Rádio Nacional celebra o dia Dia da Bossa Nova e os 95 anos do nascimento do maestro Antônio Carlos Jobim, o Tom Jobim. Para celebrar a data, a apresentadora Maria Vilhena conversou com o cantor, compositor e pianista Daniel Jobim, neto de Tom Jobim sobre o legado de Tom para a música brasileira e mundial. Tom Jobim foi um dos fundadores da bossa nova, marcou a música brasileira com elementos de jazz e levou a bossa nova a patamar e reconhecimento internacionais com músicas até hoje são tocadas e gravadas em todo o mundo, como Garota de Ipanema, regravada inclusive pelo norte-americano Frank Sinatra, Águas de MarçoSó Tinha de Ser com Você, Wave, dentre outras.

Daniel Jobim, neto de Tom JobimDaniel Jobim é filho do violonista Paulo Jobim e neto de Tom Jobim. Se dedica a música desde os 15 anos de idade, e teve grande estímulo do avô para seguir a trajetória musical e dar continuidade ao legado e talento da família Jobim.

Daniel revela emocionado as lembranças do avô:

“Fizemos várias gravações juntos, verdadeiras parcerias, ele estava sempre me estimulando, em todas as gravações. Era muito bom fazer música com ele. Sinto muita saudade e muita falta. Ele realmente foi o maior compositor e artista da história brasileira, jamais haverá outro, até em países que não sabemos o nome, sabem que existe uma praia chamada Ipanema, tem uma imagem de um Brasil de amor, de carinho." 

 

Daniel Jobim conquistou o prêmio Grammy, como produtor do disco "Antônio Brasileiro", de Antônio Carlos Jobim, na categoria Best Latin Jazz. Já gravou e se apresentou ao lado de artistas como Dorival Caymmi, João Gilberto, Caetano Veloso, Carole Bayer Sager, Donald Fagen, Chico Buarque, Gal Costa, Maria Bethânia, Lisa Ono, John Pizzarelli, Sean Lennon, Michael Sembello, Roberto Carlos, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Stevie Wonder e Sting. Atuou com o pai no Quarteto Jobim Morelenbaum, grupo instrumental e vocal. Integra também o Jobim Trio, com Paulo Jobim e o baterista Paulo Braga, dentre outros trabalhos. 

Ouça a entrevista completa no player acima.

 

 

Criado em 25/01/2022 - 17:22

Mais do programa