Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Maestro Spok fala sobre importância do frevo para cultura brasileira

O Dia do Frevo é celebrado em duas datas: 9 de fevereiro e 14 de setembro

Espaço Arte

No AR em 10/02/2022 - 16:25

A Rádio Nacional FM celebra o Dia do Frevo em Pernambuco com entrevista inédita com o músico, compositor, arranjador e maestro Spok, da SpokFrevo Orquestra. O músico é referência do frevo no Brasil. A manifestação artística brasileira que mescla dança e música ganhou, em 2012, pela Unesco, título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Ouça a entrevista completa com o maestro Spok no player acima.

Nascido no município de Igarassu, Pernambuco, o maestro Spok está a frente da SpokFrevo Orquestra há quase duas décadas como instrumentista, arranjador e diretor musical. Com a orquestra, lançou três discos que trazem o frevo como obra-prima: Passo de Anjo, Ninho de Vespa e Frevo Sanfonado. A SpokFrevo Orquestra é referência da música instrumental brasileira e exerceu grande papel de disseminar o frevo no país e no mundo. O músico começou a tocar aos 13 anos, ingressou no Centro de Criatividade Musical do Recife, onde tocou ao lado de mestres do gênero, como José Menezes, Guedes Peixoto, Nunes, Clóvis Pereira, Duda, Edson Rodrigues, Ademir Araújo. 

Ao longo a carreira, celebrou o centenário do frevo e tocou ao lado de outros grandes artistas como Gilberto Gil, Maria Betânia, Lenine, Luiz Melodia, Maria Rita, Edu Lobo, Sivuca, Léo Gandelman, Lenine, Gal Costa, Edu Lobo, Ney Matogrosso, Vanessa da Mata, Geraldo Azevedo, Moraes Moreira, Zé Ramalho, dentre outros.

Como parte do projeto de resgate da história do frevo, o maestro coproduziu três projetos para o cinema: os filmes Sete Corações, O Orquestrão – A maior Orquestra de Frevo do Mundo, e Do Frevo Ao Jazz, que está em fase de finalização. Além disso, o maestro mantém há quatro anos o Instituto Sem Fins Lucrativos Passo de Anjo, na Comunidade do Fosfato, no município de Abreu e Lima (PE). O instituto promove oficinas de música, dança, artes cênicas e canto a crianças e jovens da comunidade e ainda propõe a criação de uma orquestra infantil de frevo com "corpo" de dança.

Criado em 10/02/2022 - 16:50

Mais do programa