Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Festival de Brasília: conheça a obra de H2A, primo de Glauber Rocha

Apelidado de H2A, Heitor Humberto de Andrade é poeta, vive em Brasília

Uma cena fundamental vista pelo menino Glauber Rocha aos três anos de idade: o assassinato de seu tio, enquanto brincava pelas ruas de Salvador (BA). As consequências psicológicas resultadas desta cena foram irreparáveis, mas também auxiliaram o cineasta morto em 1981 a criar, um ano antes de sua morte, "A Idade da Terra".

 

O longa de 140 minutos conta a história de quatro cavaleiros do Apocalipse que ressuscitam o "Cristo do terceiro mundo". No elenco, nomes como Tarcísio Meira, Antônio Pitanga, Danusa Leão e Jece Valadão. E foi filmado em Brasília (DF). Foi neste período em que esteve na capital que o primo, Heitor Humberto de Andrade - apelidado de H2A -, filho do tio assassinado, sugeriu a Glauber que produzisse um filme sobre aquela trágica história. E esta vivência serviu de inspiração para a película.

 

Saiba como as Rádios EBC realizam a cobertura do Festival

Conheça o documentário sobre os bastidores de Edifício Master, de Eduardo Coutinho 

 

Este bastidor, talvez, ainda não tenha sido revelado nos meios de comunicação. Mas foi relatado pelo próprio H2A, no estúdio das Rádios EBC no Museu Nacional da República, em Brasília (DF), onde é realizada a transmissão da cobertura especial do Espaço Arte no 47º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

 

Confira todo o conteúdo já produzido no Festival

 

E esta é apenas uma das inúmeras histórias relatadas pelo poeta e escritor, que hoje está à frente das lentes (ao contrário do primo), sob a direção de J. Santos, que realiza documentário que biografa sua vida. No bate-papo, destaque para os livros que ele relata terem sido incinerados pelos militares, no período da Ditadura. Confira, em áudio, e neste fragmento em vídeo, captado do local:

 



Criado em 19/09/2014 - 22:48 e atualizado em 19/09/2014 - 20:47

Mais do programa